Como ativar o folículo para o crescimento capilar?

Tempo de leitura: 2 minutos

O folículo capilar não pode ser confundido com o fio de cabelo (a haste capilar). Os folículos capilares são as unidades responsáveis por produzir fios de cabelo, são anexos da pele que se invaginam nas camadas mais profundas, produzindo de um a cinco fios. Geralmente, na linha frontal, se produz de dois a três fios, e do meio para trás da cabeça têm-se três a cinco fios. 

Dentro do folículo, existem células denominadas queratinócitos, responsáveis por produzir os fios, e também têm-se os melanócitos, que produzem o pigmento dos fios. Em resumo, essas duas estruturas são as que mais precisam ser levadas em consideração na hora de ativação do folículo.

Durante o desenrolar da vida, os folículos vão perdendo seus estímulos, assim os queratinócitos vão deixando de produzir novos fios, e os melanócitos deixam de produzir pigmento, por isso os fios vão ficando cinzas e brancos. 

COMO SE EFETUA A ATIVAÇÃO DO FOLÍCULO CAPILAR?

Antes de tudo, é preciso ter o discernimento que, por conta do folículo ser enraizado dentro do couro cabeludo, as soluções tópicas vão agir, mas tudo depende da potência de passagem dos princípios ativos pelo couro cabeludo, pois os queratinócitos ficam na base do folículo capilar. 

Tratando-se do shampoo para crescimento capilar, seu tempo de ação é muito breve, comprometendo o tratamento. Para uma alopecia instalada, é necessário utilizar soluções e suplementação via oral, pois os substratos, vitaminas, minerais e aminoácidos são primordiais para a produção dos fios. 

A terapia capilar em consultório para os casos mais graves de alopecia é fundamental para a ativação do folículo, pois são terapias que atingem a camada mais profunda do couro cabeludo e colocam na região, seja por microagulhamento ou mesoterapia, princípios ativos específicos para ativar o folículo.

Lembrando que cada formulação é pensada de acordo com o caso do paciente. 

No caso do nosso protocolo triko, combinamos fatores de crescimento, vasodilatadores e princípios ativos que estimulam a ancoragem do fio, para que não se destaque tão facilmente. 

Por fim, é preciso ativar o folículo para produzir novos fios. Se você não ativar, o folículo vai chegar ao ponto que não produzirá mais novos fios, se cicatrizando e instalando a calvície. A partir daí, a única reversão possível é o transplante capilar.

Deixe uma resposta