Cuidados com a pele oleosa

Tempo de leitura: 2 minutos

A pele oleosa possui uma necessidade de diagnosticar o motivo desta desregulação e da secreção em excesso de gordura ou sebo das glândulas da pele. Em geral, é necessário investigar os níveis de colesterol sistêmico para conferir se o paciente não tem aumento do nível de gordura circulante. Além disso, é importante observar a qualidade da alimentação desse paciente, para checar se ele não está tendo uma alimentação baseada em muita gordura.

No que diz respeito ao cuidado geral com a pele, normalmente a pessoa que possui pele oleosa tem uma tendência a lavar mais a pele, porém é preciso tomar cuidado com este hábito. Se você remover a oleosidade da pele constantemente, ela vai entender que está seca e vai produzir mais sebo, entrando em um ciclo vicioso.

A pele oleosa basicamente tem duas condutas muito importantes. Primeiro, a higienização da pele com a remoção do excesso de oleosidade. Tratando-se dessa remoção, utilize produtos específicos, tome cuidado com os industrializados, não que não devam ou possam ser usados, mas eles têm um efeito de secagem muito acentuado, então é necessário se atentar. 

Seguidamente, hidrate sua pele. Se você higienizar sua pele com um produto que tem a presença de um ácido salicílico, ou até mesmo um pouco de enxofre, na sequência, se você não hidratar a pele, ela vai entender que está seca e produzirá oleosidade. Nesse sentido, após efetuar a lavagem, hidrate a pele

A hidratação da pele oleosa também precisa ter um padrão específico, e neste caso recomendo a utilização de hidratantes a base de gel, sérum ou água, industrializados ou manipulados. 

Geralmente, efetuo a manipulação de um sabonete já composto de substâncias hidratantes. Também gosto de fornecer hidratações específicas que gosto de adicionar outros componentes como fatores de crescimento, efeitos anti-age entre outros benefícios. 

Quanto à questão da limpeza da pele oleosa, principalmente a da noite, é recomendado efetuar uma limpeza mais profunda, usando também demaquilantes, no caso de mulheres que utilizam maquiagem.  

Deixe uma resposta