Esfoliação com bucha vegetal para foliculite, tem benefícios? Pode fazer todos os dias?

Tempo de leitura: 1 minuto

O ato de esfoliar é importante para a questão da foliculite. Nesse sentido, a esfoliação não precisa ser feita somente com a bucha vegetal, pode-se utilizar outros princípios ativos ou formulações de maneira beneficiada. 

Além disso, utilizar a bucha vegetal ou qualquer outro agente abrasivo vai ser sempre positivo para a pele, pois promove a limpeza e remove as camadas superficiais, preservando uma pele mais fina, que, portanto, facilita a saída do pelo. 

Se você possui uma pseudofoliculite de couro cabeludo ou de barba, recomendaria algum shampoo com agente esfoliante, podendo incorporar na formulação microgramos de caroço de azeitona, pois possui ação antioxidante e, por consequência, também anti-inflamatória. Dessa forma, auxilia no tratamento local. Além disso, se combinado a outros princípios ativos, às vezes até antibióticos, reduz a inflamação local, e há otimização da esfoliação. 

Para a região corporal posso usar, por exemplo, a semente de damasco, que possui uma ação enorme de antioxidação. Neste ponto, para a região de flacidez ou perda de vitalidade da pele, vai contribuir para a desinflamação. 

No que se refere a frequência da esfoliação, a frequência diária não é benéfica, a não ser que haja uma situação patológica, e isto vai depender do exame físico e indicação clínica. Para prevenção da foliculite, recomendo duas vezes por semana. 

Em suma, a esfoliação é benéfica! Mas entre uma bucha vegetal e um agente esfoliante, prefiro o agente esfoliante de maior ou melhor benefício. Lembrando também que existem esfoliantes na farmácia que os grânulos são feitos de polietileno, plástico, e esses eu prefiro evitar!

3 Comentários


  1. Doutor minha filha nasceu com perifoliculite crônica no couro cabeludo.
    Poderia me ajudar entendi esse doença doutor.

    Responder

      1. Oi doutor Marcos eu só tenho email e YouTube.obrigada por responder meu email

        Responder

Deixe uma resposta