Foliculite na virilha – Causas e Tratamento

Tempo de leitura: 1 minuto

A foliculite é geralmente causada por um processo inflamatório que pode ser gerado pela dificuldade do pelo sair da pele. Nesse sentido, o que costuma ocorrer é o dobramento do pelo dentro da pele, gerando um processo inflamatório localizado

Além disso, a foliculite pode estar associada a infecções bacterianas ou fúngicas. Por isso que, na virilha, que é uma região de dobra e quentinha, geralmente acontece por ser uma região de maceração. 

Por que maceração? Porque, normalmente, é onde fica o elástico da cueca ou calcinha, apertando a região e dificultando a saída do pelo pela pele. Inclusive isso acaba resultando em uma foliculite recorrente para quem tem tendência a ter mais foliculite.

E também por ser uma região de dobra e um local onde suamos bastante, há uma proliferação bacteriana local mais intensa, gerando, por vezes, a foliculite pustulosa

A foliculite pustulosa é aquela que, além de aparecer com uma “bolinha” inflamada, vê-se um pontinho pustuloso, como se fosse uma marca. É associada a uma infecção que acomete a base do pelo, através de uma infecção local ou, até mesmo, onde sairia o pelo no folículo, por ele se dobrar e não sair pela pele.

PREVENÇÃO

Existem maneiras para combater a foliculite na região das virilhas, são elas: manter a região sempre limpa e realizar esfoliação local (porque essa prática acaba afinando a camada superficial da pele, facilitando a saída do pelo). Pode-se também utilizar alguns produtos, quando o paciente tem um quadro clínico mais grave ou recorrente de foliculite, costumo aplicar um ácido fraco no local, para que se mantenha “o desgaste químico da pele”, mantendo-a sempre fininha e hidratada.

Deixe uma resposta