Tratamento de dermatite atopica com vitamina D

Tempo de leitura: 1 minuto

A dermatite atópica é uma doença autoimune que ocorre na pele, com resposta inflamatória que gera lesões localizadas ou, até mesmo, por toda a extensão do corpo. 

Existem algumas formas de acalmar e deixar o quadro da dermatite atópica mais controlado, porém a cura é um pouco mais difícil de realizar. O paciente que sofre com a dermatite atópica se vale muito do tratamento da remissão do quadro agudo e para controle do período de calma desse processo de inflamação da pele. 

Neste ponto, recentemente foi divulgado um estudo de metanálise sobre Vitamina D na dermatite atópica, e ela entra como uma ferramenta muito útil no tratamento adjuvante. Isso acontece porque a vitamina D estimula a produção de peptídeos antimicrobianos e suprime a resposta inflamatória. 

Logo, o uso da vitamina D, através desta chave de estímulo, gera um efeito final sobre a pele de potencial anti-inflamatória, reduzindo a irritabilidade. Lembrando também que a vitamina D participa da produção de constituintes da pele do ponto de vista estrutural. Então, a pele ressecada ou sensível se torna mais resistente e umectada. 

Por conta disso, a vitamina D tem sido uma suplementação importante no tratamento de dermatite atópica! 

Deixe uma resposta