Tratamento simples e barato para Foliculite

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Em virtude da quantidade de pessoas que frequentemente têm problemas com a pele no que tange a foliculite, apresentarei um tratamento e prevenção simples e barato para esse caso.

 

Sabe aquele incômodo na derme que dentre alguns dias geram as popularmente chamadas de “ bolinhas amarelas” na pele? Esse aparecimento pode ser sim foliculite e não deve ser simplesmente deixado de lado! Cremes, tratamentos e mais tratamentos e nada de resultados? Irei te dar uma dica de ouro e orientações para casos mais agudos.

O que é foliculite e onde ocorre? 

 

Que tal começarmos do início? A Foliculite é uma inflamação que ocorre nas proximidades dos pelos do nosso corpo. 

 

Os locais de acometimento da foliculite são bem específicos e isso torna, em determinados casos, mais fácil de se descobrir quando ligado a outros sintomas.

 

É possível que a foliculite  aconteça nas seguintes regiões:

 

  • Costas;
  • Virilha;
  • Púbis;
  • Perna;
  • Barba;
  • Couro cabeludo
  • Outras regiões na pele do corpo humano que tenha pelo.  

 

Por que a foliculite ocorre? 

 

Geralmente a foliculite ocorre por uma inflamação local na pele, estando totalmente ligada a regiões próximas aos pelos. O que acontece é um acometimento da base do folículo por bactérias ou fungo. Algumas vezes esta inflamação pode ser por causa viral, entretanto, poucos são os casos. 

 

O tratamento da foliculite mais avançada exige avaliação médica e tratamento com antibiótico via oral . Vale lembrar que a foliculite é muito confundida com espinhas. Espinha não é foliculite!

 

A foliculite ocorre com mais frequência:

 

  •  No couro cabeludo;
  •  Na barba; 
  •  Na virilha; 
  •  No púbis;
  •  Na perna.

 

A foliculite é mais comum em pessoas que passam muito tempo sentadas, que suam muito ou realizam uma limpeza incorreta da pele.

 

Muitas das vezes o que ocorre são as ditas “pseudofoliculite de barba”. Após o aparecimento da inflamação no rosto, a pessoa ou o profissional pode achar que é foliculite. Em muitos casos, não é! 

 

Quando o pelo da barba, por ser grosso,não conseguir atravessar a pele, é reconhecido por nosso sistema nervoso como um corpo estranho. Nesses casos, é comum haver irritação local e inflamações..

 

Nesse caso o tratamento será outro e é primordial a busca por um médico especialista.

 

A prevenção é a melhor opção para a foliculite!

Como diz o ditado popular “prevenir é bem melhor do que remediar”, e isso também cai como uma luva no caso da foliculite. 

 

Esfoliação

 

A esfoliação é a melhor prevenção para casos como este. Simples, barato e fácil de fazer. Tudo isso torna a esfoliação uma excelente medida e totalmente acessível.

 

O ato de esfoliar a pele, remove as camadas superficiais da pele de células mortas. Essa “troca” e limpeza causam reações ótimas, uma vez que tornam a pele menos espessa, mais amolecida e facilitam a saída dos pelos, diminuindo visivelmente os casos de foliculite. 

 

Como fazer tratamento e prevenção simples e barato para Foliculite 

 

Estamos prestes a te gerar orientações que ajudam a remover impurezas locais. Fato esse que diminui drasticamente as possíveis inflamações na pele por motivo de foliculite. Vale lembrar que este método é funcional apenas para casos brandos de foliculite e principalmente para prevenção de casos ligados à doença.

 

A esfoliação, como dissemos acima, é um dos melhores métodos de prevenção e tratamento para foliculite quando a situação for branda. 

 

Você pode usar as chamadas “buchas/esponjas” vegetais para fazer a esfoliação de sua pele. Os sabonetes e cremes que tem esfoliantes são ótimos métodos para fazer a limpeza da sua pele. Opte por cremes e sabonetes que tenham antibactericidas, essa é uma ótima opção!

 

DICA DE OURO PARA PREVENIR FOLICULITE: 

 

Minha grande dica é que vocês usem a semente de apricot para esfoliação da pele, a “semente de damasco”

 

Para além da esfoliação de alta qualidade, as sementes de apricot lhe darão uma ação antioxidante na sua pele, o que já ajudará diretamente no retardamento do envelhecimento da pele.

 

Achou este conteúdo útil? Compartilhe com seus amigos nos links abaixo ou deixe seu comentário.

Deixe uma resposta