Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Em virtude da quantidade de pessoas que frequentemente têm problemas com a pele no que tange a foliculite, apresentarei um tratamento e prevenção simples e barato para esse caso.
Sabe aquele incômodo na derme que dentre alguns dias geram as popularmente chamadas de “ bolinhas amarelas” na pele? Esse aparecimento pode ser sim foliculite e não deve ser simplesmente deixado de lado! Cremes, tratamentos e mais tratamentos e nada de resultados? Irei te dar uma dica de ouro e orientações para casos mais agudos.
O que é foliculite e onde ocorre?
Que tal começarmos do início? A Foliculite é uma inflamação que ocorre nas proximidades dos pelos do nosso corpo.
Os locais de acometimento da foliculite são bem específicos e isso torna, em determinados casos, mais fácil de se descobrir quando ligado a outros sintomas.
É possível que a foliculite aconteça nas seguintes regiões:
- Costas;
- Virilha;
- Púbis;
- Perna;
- Barba;
- Couro cabeludo
- Outras regiões na pele do corpo humano que tenha pelo.
Por que a foliculite ocorre?
Geralmente a foliculite ocorre por uma inflamação local na pele, estando totalmente ligada a regiões próximas aos pelos. O que acontece é um acometimento da base do folículo por bactérias ou fungo. Algumas vezes esta inflamação pode ser por causa viral, entretanto, poucos são os casos.
O tratamento da foliculite mais avançada exige avaliação médica e tratamento com antibiótico via oral . Vale lembrar que a foliculite é muito confundida com espinhas. Espinha não é foliculite!
A foliculite ocorre com mais frequência:
- No couro cabeludo;
- Na barba;
- Na virilha;
- No púbis;
- Na perna.
A foliculite é mais comum em pessoas que passam muito tempo sentadas, que suam muito ou realizam uma limpeza incorreta da pele.
Muitas das vezes o que ocorre são as ditas “pseudofoliculite de barba”. Após o aparecimento da inflamação no rosto, a pessoa ou o profissional pode achar que é foliculite. Em muitos casos, não é!
Quando o pelo da barba, por ser grosso,não conseguir atravessar a pele, é reconhecido por nosso sistema nervoso como um corpo estranho. Nesses casos, é comum haver irritação local e inflamações..
Nesse caso o tratamento será outro e é primordial a busca por um médico especialista.
A prevenção é a melhor opção para a foliculite!
Como diz o ditado popular “prevenir é bem melhor do que remediar”, e isso também cai como uma luva no caso da foliculite.
Esfoliação
A esfoliação é a melhor prevenção para casos como este. Simples, barato e fácil de fazer. Tudo isso torna a esfoliação uma excelente medida e totalmente acessível.
O ato de esfoliar a pele, remove as camadas superficiais da pele de células mortas. Essa “troca” e limpeza causam reações ótimas, uma vez que tornam a pele menos espessa, mais amolecida e facilitam a saída dos pelos, diminuindo visivelmente os casos de foliculite.
Como fazer tratamento e prevenção simples e barato para Foliculite
Estamos prestes a te gerar orientações que ajudam a remover impurezas locais. Fato esse que diminui drasticamente as possíveis inflamações na pele por motivo de foliculite. Vale lembrar que este método é funcional apenas para casos brandos de foliculite e principalmente para prevenção de casos ligados à doença.
A esfoliação, como dissemos acima, é um dos melhores métodos de prevenção e tratamento para foliculite quando a situação for branda.
Você pode usar as chamadas “buchas/esponjas” vegetais para fazer a esfoliação de sua pele. Os sabonetes e cremes que tem esfoliantes são ótimos métodos para fazer a limpeza da sua pele. Opte por cremes e sabonetes que tenham antibactericidas, essa é uma ótima opção!
DICA DE OURO PARA PREVENIR FOLICULITE:
Minha grande dica é que vocês usem a semente de apricot para esfoliação da pele, a “semente de damasco”.
Para além da esfoliação de alta qualidade, as sementes de apricot lhe darão uma ação antioxidante na sua pele, o que já ajudará diretamente no retardamento do envelhecimento da pele.
Achou este conteúdo útil? Compartilhe com seus amigos nos links abaixo ou deixe seu comentário.